Arquitetura e Engenharia


VIVER SÓ” – um estilo de vida

01/02/2010 10:46

Surgem cada vez mais no mercado imobiliário apartamentos tipo “Quarto & Sala”, Ou seja, cada vez mais espaços pequenos para moradia. Que tem como público alvo, os solteiros, separados, viúvos, e estudantes (que vêem de ouras cidades).

Pessoas que têem um perfil "Single"... Que querem praticidade no morar e no viver. Cabe então aos arquitetos e decoradores, focar neste novo nicho de mercado; e trabalhar estes espaços ao máximo, fazendo um estudo pormenorizado, usando todos os "cantos" disponíveis...

Deve-se tirar partido do pé direito do apartamento, fazendo móveis elevados e altos; já que não se tem muito espaço. Quanto ás cores dos pisos, paredes e portas devem-se dar preferência, ás cores claras e pastéis; como: bege, salmon, amarelinho, e o branco. E usar tinta fosca, pois o acabamento brilhante dá reflexo.

Um bom projeto luminotécnico, dá a sensação de amplitude. Com o uso de luminárias de design limpo, e bom efeito de luz. Deve haver um bom planejamento, no detalhamento dos armários dos dormitórios e cozinha, pois devem ter medidas "enxutas", e utilizando preferencialmente as modernas portas em vidro, ou acrílico e no sistema de  corrediças  para  ocupar o mínimo de espaço.

O mobiliário deve feito sob medida, com detalhes feitos pelo decorador ou arquiteto e executado em uma boa marcenaria. E dando preferência aos cantos arredondados. É muito difícil encontrar móveis com pequenas medidas no mercado.

Um bom recurso para "dobrar o espaço", é o uso de espelhos revestindo paredes, e móveis, pois nos dá a sensação de amplitude. O tampo das mesas sugere-se sejam de vidro translúcido; pois não "pesam visualmente".

Não esquecer de projetar um "home office"; com uma mesa para o computador, pois este é um equipamento necessário e útil ao solitário. Na cozinha a escolha dos eletro domésticos (freezer,  geladeiras e microondas), deve ser   de medidas proporcionais ao pequeno espaço.

Os rodapés quanto mais altos (tipo 15cm), melhor... Pois sugestionam um pé direito maior. Um projeto de sonorização, criando um som ambiente em todos os cômodos, é interessante para "aplacar" a solidão. As sancas de gesso devem ser sem rebuscados; tipo "negativo"; porque são mais práticas para limpeza, mais o visual fica mais "clean".

Cortinas, podem ser usadas persianas, que ocupam pouco espaço visual, ou  com ilhoses em tecidos finos, etéreos (tipo voil) montadas em bastões de aço ou madeira. A escolha dos quadros (telas em acrílico ou óleo; ou fotografias) deve ser cuidadosa, dê, a um de grandes dimensões;  evitando muitos quadros pequenos que " poluem" as paredes, e o ambiente...

O morador que opta por criar animais no pequeno espaço, deve ter o cuidado de treiná-los, afim de que use sua própria sua cama, e tenha seu "cantinho preferido" num local de piso cerâmico.

O individuo que mora sozinho, precisa viver com praticidade; com espaços organizados.Tendo mobiliário e equipamentos bem distribuídos.

(Celeste Aida Valverde Leão - Graduada em Arquitetura pela UFBa (1977) - PROFESSOR SUBSTITUTO da UFBa; Consultora em projetos arquitetônicos comerciais:Hospitais, Motéis, Sede de Empresas e  muitos projetos no Brasil e no exterior na área Residencial.)
 

—————

Voltar



relojes web gratis