![](https://d11bh4d8fhuq47.cloudfront.net/_system/skins/v9/50000004/img/illustration.jpg?ph=f3d1f657c7)
Arquitetura e Engenharia
Cores e suas características na Arquitetura
01/02/2010 13:42A cor é um fator de estímulo num ambiente e as pessoas buscam estímulos o tempo todo. Para as pessoas sem deficiência visual, cerca de 80% do que percebem é através da visão e a cor é um atributo importante nesta relação.
A cor é um dos principais fatores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite, tem influência na percepção da harmonia dos espaços e no bem estar do usuário. Podemos utilizá-la com diversos fins, para favorecer desempenho, relaxamento, atividade, etc. Nossa sensibilidade reage às cores de várias maneiras. São reações subjetivas e nossa subconsciência percebe mínimos detalhes que as vezes passam desapercebidos pelo consciente.
Além disso, a utilização de cores possui conseqüências que podem interferir e causar alterações na percepção dos usuários. Por exemplo: o uso de cores claras tende a fazer com que os espaços pareçam maiores e, as cores escuras, com que pareçam menores. Por isso, muitas vezes utilizamos cores claras em tetos para, além de auxiliar na reflexão de luz indireta, quando é o caso, aumentar a sensação do pé direito do ambiente. Superfícies pintadas com cores claras expandem, logo, parecem mais afastadas do observador. De forma inversa, o uso de cores escuras tende a diminuir os espaços, fazendo com que eles avancem em direção ao observador.
A escolha da cor a ser usada deve levar em consideração alguns fatores, são eles:
• Função do espaço: devemos tratar de forma diferente o espaço onde desejamos uma maior permanência e o local que é apenas de circulação, de passagem.
• Gosto pessoal do usuário: não podem ser ignoradas as preferências individuais no uso das cores, pois estará diretamente ligada à satisfação e bem estar do ocupante. Para evitar problemas, antes que o arquiteto inicie um projeto de interiores, o proprietário deve conversar e expor suas preferências.
• Qualidade da luz que estará incidindo sobre a cor: existem casos, onde a qualidade da luz parece superar questões relacionadas ao uso da cor, uma vez que, por exemplo, tanto um quarto pintado com uma cor quente, quanto um pintado com uma cor fria, podem ser igualmente aconchegantes, de acordo com a qualidade e quantidade de iluminação fornecidas.
Nesse sentido, cabe o estudo das cores á serem utilizadas nos ambientes, uma vez que existem diversos fatores, que conjugados irão interferir no dia-a-dia dos usuários.
Bibliografia
https://www.lumearquitetura.com.br
https://casa.abril.com.br/construir
https://www.bemparana.com.br
—————